Notícia

Brasil registra alta no custo para o frete agronegócio

Foto: Divulgação

O preço médio dos fretes para transporte de produtos do agronegócio subiu 1,2% em maio na comparação com abril, segundo o Índice FreteBras do Preço do Frete , criado pela plataforma de transporte de cargas Fretebras. O Brasil é extremamente dependente do agronegócio, mas o preço do frete na indústria não acompanha a escalada dos custos. 

De maio de 2020 a maio deste ano, os sucessivos aumentos no preço do óleo diesel S500 não foram repassados para os caminhoneiros. De acordo com o estudo, o preço médio do frete por quilômetro por eixo no Brasil alcançou R$ 1,01.

Na comparação entre abril e maio de 2021, o preço do diesel comum na bomba subiu 6,38%, segundo o relatório da Agência Nacional do Petróleo . No mesmo período, o preço do frete caiu 0,14%. Nós vemos que o preço do frete tem sido uma das maiores preocupações e queixas do mercado. A inflação acima de 8% nos últimos 12 meses e o preço do diesel dando um salto fazem com que o custo do transportador aumente exponencialmente.

Na comparação entre maio de 2020 e maio de 2021, a maior alta no preço do frete ocorreu na região Sudeste. Na outra ponta, o Centro-Oeste registrou queda de 1,23% no preço por quilômetro rodado por eixo nessa mesma base de comparação. O Centro-Oeste foi a região com a segunda maior alta do preço do diesel comum na bomba na comparação anual.

Fonte: Brasil do Trecho