Entrevista

Gisele Bernat, Secretária Executiva do SINTROPAR, conta os desafios e os principais pontos de gerir um Sindicato

De acordo com Gisele, a instituição oferece ferramentas que ajudam a manter o setor ativo e com qualidade.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná (SINTROPAR) atua há mais de 30 anos em defesa das transportadoras da região. Assim como as outras diversas instituições que lutam em prol do segmento, o Sindicato possui seus desafios mas também sua importância, e quem nos conta sobre é a Gisele Bernat, Secretária Executiva do SINTROPAR.

 

TRC Em Foco – Qual a importância da gestão para o SINTROPAR?

Gisele Bernat – Um dos anseios do SINTROPAR é trabalhar para fortalecer e defender o transporte de carga. Para ajudá-los a garantir seu espaço no mercado competitivo, um conjunto de serviços é oferecido aos associados. Como gestora, vejo a importância da aproximação com o transportador, entender suas dificuldades e trabalhar em prol deles. Utilizando a representatividade, a aproximação com autoridades e autarquias municipais, estaduais e federais, além do acesso à imprensa, conseguimos auxiliar e articular estratégias para questões técnicas, operacionais e mercadológicas. 

 

TRC Em Foco – De que forma a entidade contribui com associados em relação aos desafios que as empresas do TRC estão passando? (Aumentos nos insumos, como o diesel / reajuste de frete)

Gisele Bernat – Oferecendo dois principais itens, entre tantos, para enfrentar os desafios que as empresas do TRC estão enfrentando. São eles: informação assertiva e ferramentas para manter o setor ativo e com qualidade. Um dos principais insumos do transporte de cargas é o combustível, que como acompanhamos ao longo dos meses, não deixa de subir. Infelizmente, não é só ele [combustível], o pneu, o caminhão, os implementos rodoviários e a manutenção da frota tiveram aumento de 20% ou mais nos últimos 12 meses. O Índice Nacional de Custo de Transporte (INCT), calculado pela Associação Nacional de Transporte e Logística (NTC&Logística) mostrou que, em cargas de lotação, as despesas se aproximam dos 30% e 20% nas fracionadas. Querendo contribuir com os transportadores, o SINTROPAR ofereceu aos associados um evento que forneceu aos participantes conceitos importantes sobre preço e custos do transporte rodoviário de carga, tais como: planilha de custos operacionais, composição do frete, fatores de influência, componentes tarifários, modelagens de tabelas de fretes e formas de reajustar fretes entre outros, para que os mesmos se mantenham ativos e dentro do mercado. Outro item bastante relevante é que o transporte, em 2021, apresentou saldo positivo de 13.235 postos de trabalho, na diferença entre o total de admissões (68.596) e demissões (55.361) do mês. Trata-se do 7º mês consecutivo com bom resultado após uma longa queda nos postos de trabalho, iniciada em março de 2020. Os dados foram atualizados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), no Painel do Emprego no Transporte. E para acompanhar este crescimento em massa, o SINTROPAR mantém a Comissão de RH das empresas de transporte de cargas, com intuito de promover debates sobre temas importantes para a categoria representada, capacitação de profissionais, abordar legislação e muito mais.

 

TRC Em Foco – Na gestão do Sindicato, qual o maior desafio?

Gisele Bernat – O maior desafio hoje é fazer com que o empresário entenda a importância e o benefício de manter sua empresa associada ao Sindicato. Fazendo assim com que se fortaleça e continue suas atividades, que é trabalhar pelo coletivo, encontrar soluções rápidas, auxiliar as empresas com dados atuais e oferecer suporte necessário nas demandas que o setor apresenta.

 

TRC Em Foco – Como a entidade avalia a importância e necessidade das gestões no setor? 

Gisele Bernat – Hoje o SINTROPAR preza  pelo bom atendimento, informação assertiva e uma pauta atualizada que garantem a proximidade do Sindicato das empresas e de suas necessidades. Este papel importantíssimo cabe ao gestor, que tem o contato direto com o associado e é ponte entre dificuldades/soluções. 

 

TRC Em Foco – Qual o impacto da gestão interna para os associados?

Gisele Bernat – A disponibilização de benefícios para os associados são minuciosamente estudadas a partir da avaliação da gestão com os associados, ofertando o que realmente será propício e não apenas mais um item que não será utilizado. Para o SINTROPAR o aumento da quantidade significativa de associados é um impacto direto de uma reforma na gestão interna para os associados. O objetivo maior é fazer com que os associados vejam o Sindicato como uma entidade que irá representá-los, ter voz e força para que as transportadoras associadas possam reduzir custos, alavancar receitas e potencializar a sua rentabilidade. A entidade sempre está em busca de benefícios e assistência às necessidades do setor, como também proteger os direitos e deveres dos seus filiados perante as autoridades administrativas e jurídicas.