Entrevista

Manter os colaboradores motivados é o maior desafio da área de Recursos Humanos no período de pandemia

Em entrevista ao TRC Em Foco, Tatiane Kremer (foto) também afirma que os profissionais de RH precisam buscar conhecimentos novos de forma constante

Tatiane Kremer Rabuske, coordenadora de Recursos Humanos na Ghelere Transportes, explica como atua essa área em uma empresa do segmento de transportes rodoviários, além de sua importância para uma boa gestão de relacionamento com os colaboradores. Tatiane ainda aponta  os desafios impostos pela pandemia e como lidar com eles.

 

TRC em foco – Como atua o Recursos Humanos de uma empresa do setor de transporte?

Tatiane Kremer – Atualmente o RH tem a missão de fazer parte de decisões importantes das empresas, conhecer os seus colaboradores e a necessidade de cada um deles, provendo soluções que gerem valor para a empresa, através de pessoas preparadas, motivadas e engajadas. É necessário compreender que precisamos reservar um tempo para conhecer as demandas das equipes e, além disso, oferecer uma capacitação constante é também uma forma de investir nos resultados da empresa. Com isso, os profissionais de RH precisam sempre buscar novos conhecimentos para que estejam preparados para enfrentar todos os desafios das organizações. 

 

TRC em foco – Como é feito o processo de contratação dos colaboradores?

Tatiane Kremer – Nosso processo de contratação inicia-se com a divulgação das nossas vagas através de plataformas online e de nossas redes sociais. Após isso, filtramos os currículos dos candidatos e avaliamos seu perfil. Com os perfis selecionados, realizamos entrevistas com o colaborador (online ou presencial), caso aprovado, e for motorista, ainda realizará um teste prático de direção para avaliarmos sua forma de condução. Após isso, realizamos um processo que denominamos de “Integração”, onde explicamos a história da empresa, todas as suas atividades e o que a empresa espera para essa vaga.

 

TRC em foco – Como é feito o acompanhamento dos colaboradores já contratados?

Tatiane Kremer – Para os colaboradores já contratados, realizamos avaliações de experiências nos primeiros 45 dias e próximo aos 90 dias, sempre com feedback com o colaborador para passar para ele se a empresa está considerando seu trabalho como bom e o que ele ainda pode melhorar, e, também, para saber se o mesmo está se adaptando a nossa cultura organizacional e nossas normas. Para colaboradores com mais tempo de empresa e para aqueles que são aprovados na experiência, realizamos feedback semestral com avaliação dos perfis de cada um e avaliação das suas metas de trabalho. Nosso objetivo é entender o que o colaborador espera da empresa para que possamos juntos traçar um caminho no qual o tornará realizado profissionalmente. Além disso, realizamos nossa pesquisa de clima anualmente que nos auxilia em relação às pessoas no ambiente de trabalho e através dela, desenvolvemos novos projetos dentro da empresa.

 

TRC em foco – Qual a importância de uma boa gestão de pessoas?

Tatiane Kremer – A gestão de pessoas tornou-se essencial dentro de todas as empresas, inclusive nas empresas de transporte, e ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil. Normalmente as transportadoras possuem seus colaboradores bem distribuídos, ou seja, tem várias filiais ou motoristas que não passam nas bases com maior frequência, o que torna a gestão ainda mais desafiadora. Aqui na Ghelere Transportes, com o objetivo de manter nossos colaboradores mais engajados com as atividades da empresa, realizamos feedback online com todos que estão distante, sempre buscando entender como estão as atividades e avaliando seus perfis com auxílio de uma plataforma online. Além disso, trabalhamos com indicadores que também nos auxiliam para mensurar como estão sendo realizadas as atividades em todos os setores da empresa.

 

TRC em foco – Como a boa gestão de pessoas impacta o desempenho da empresa?

Tatiane Kremer – A gestão das pessoas impacta diretamente no desempenho dos seus colaboradores. Colaboradores que estão motivados e felizes com seus ambientes de trabalho tem uma produtividade muito maior, trazendo um retorno para a empresa muito grande. O setor do transporte é um local onde está vindo muitas mudanças nesse sentido, pois antes não se pensava tanto em pessoas como atualmente. Uma boa gestão vai entender o que seus colaboradores almejam, vai valorizar o que eles tem de melhor, e ainda desenvolver habilidades que eles precisam. Com isso, alcançará suas metas de uma forma muito mais ágil e assim a empresa terá um ótimo desempenho.

 

TRC em foco – Quais os desafios que o RH enfrenta neste momento de pandemia ao lidar com os colaboradores?

Tatiane Kremer – O maior desafio na pandemia é fazer com que os colaboradores se mantenham motivados, mesmo após ter perdido algum familiar, amigo ou conhecido, além de manter uma vida emocionalmente estável. Atualmente o cenário é preocupante, pois estamos vivenciando um momento onde os colaboradores estão deixando suas emoções dominarem seus perfis. Estamos com colaboradores enfrentando problemas familiares devido ao efeito da pandemia, o que os deixa emocionalmente instáveis. Isso muito em breve vai nos trazer um quadro de pessoas muito desmotivadas ou, até mesmo, desencadear um início de uma doença emocional (depressão, ansiedade, etc).

 

TRC em foco – Como lidar com esses desafios?

Tatiane Kremer – Temos que aprender a escutar os colaboradores, analisar suas atitudes e buscar entender qual é a motivação de cada um. Muito importante manter o máximo de contato possível com os colaboradores, com a missão de acompanhar o bem-estar de todos.