Entrevista

Membro do departamento de comunicação interna da ABC Cargas conta sobre a importância do endomarketing

Durante a entrevista foi discutido ainda os desafios que surgiram para a área no período de pandemia

Marina Robbi, assistente de desenvolvimento humano e organizacional, que atua na área de comunicação interna da transportadora ABC Cargas, relata os principais desafios e a importância da implementação do marketing interno. Robbi ainda conta sobre a ferramenta de comunicação dos colaboradores que passou a ser utilizada na pandemia. 

 

TRC Em Foco – Qual a importância do marketing interno para uma empresa?

Marina Robbi – É fundamental para manter o alinhamento, a motivação e o engajamento da equipe, além de contribuir para um clima organizacional positivo, que reflita no orgulho de pertencer.

 

TRC Em Foco – Como se dá a atuação do marketing interno na empresa que você faz parte?

Marina Robbi – A área de comunicação interna é responsável pela parte de campanhas e ações de comunicação. Além disso, a ABC Cargas conta com uma comissão, composta por pessoas de diferentes departamentos, responsável pela realização de eventos internos e ações sociais.

 

TRC Em Foco – Como é feito o planejamento desse tipo de marketing?

Marina Robbi – O planejamento é feito a partir de um calendário anual e sempre em linha com as metas corporativas estabelecidas para o período. Ou seja, as ações de endomarketing e de comunicação não são avulsas, mas visam sim promover o conhecimento e engajamento dos colaboradores, com as metas e a estratégia do negócio.

 

TRC Em Foco – Quais os maiores desafios do marketing interno diante do cenário imposto pela pandemia?

Marina Robbi – Trazer as pessoas para perto, mesmo que virtualmente, mantendo a motivação e o engajamento. Para isso, foi preciso intensificar o uso da tecnologia, como a utilização do aplicativo móvel de comunicação interna, o App Talk Caminhos, implantado em outubro de 2020, que permite a comunicação com os colaboradores via celular.

 

TRC Em Foco – Existe uma área destinada a comunicação interna dentro da empresa onde os colaboradores se expressam?

Marina Robbi – Sim, através do aplicativo APP Talk Caminhos os colaboradores podem interagir com comentários.

 

TRC Em Foco – Uma boa comunicação interna impacta o desempenho da empresa?

Marina Robbi – Sem dúvida. Hoje diversas pesquisas e cases confirmam o impacto da comunicação interna no nível de engajamento dos colaboradores, com reflexo direto no desempenho e nos resultados do negócio. Em um ambiente repleto de informações e cada vez mais competitivo, é fundamental que a empresa tenha um processo comunicacional estruturado, ágil e confiável, para fazer frente aos desafios de um mundo cada vez mais dinâmico e tecnológico. Dessa forma, a comunicação interna assume papel cada vez mais estratégico, com reflexo no clima organizacional, na marca de empregador da empresa, na retenção de talentos, no engajamento dos colaboradores e, consequentemente, no desempenho e resultado dos negócios.

 

TRC Em Foco – Como gerar engajamento e melhora no desempenho dos colaboradores através da comunicação interna?

Marina Robbi – Costumamos afirmar que a comunicação interna eficiente precisa exercer dois papéis: formar e informar. Quando falamos em formação estamos nos referindo à cultura organizacional. A comunicação interna tem papel fundamental na disseminação e consolidação da cultura organizacional, assegurando que todos tenham clareza e vivenciem os valores e os propósitos da empresa. Por outro lado, além de formar profissionais com o nosso DNA, com o jeito de ser da ABC Cargas, a comunicação interna também é responsável por informar, assegurando que todos conheçam os objetivos e estratégias da empresa e saibam qual o seu papel no alcance dessas metas. Dessa forma, informando e formando, a comunicação interna assegura que cada colaborador saiba o que fazer e como fazer. Essa comunicação, aliada à comunicação do gestor e um constante feedback, são decisivos no desempenho diferenciado de nosso time que faz sempre melhor a cada dia.