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Taxa de empresas abertas cresce e dispara a competitividade no mercado

Dados do Ministério da Economia revelam saldo positivo de 936.229 novos negócios no último quadrimestre

Foto: Banco de Imagem/ Canva

O segundo quadrimestre de 2021 abrigou o maior número de empresas abertas no Brasil desde 2011, quando o Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia foi iniciado. Segundo o estudo, foram abertas 1.420.782 novas empresas no país. No mesmo período, 484.553 negócios foram fechados, deixando um saldo líquido de 936.229, ao passo que o total de organizações brasileiras ativas é de 18.440.986.

Ainda de acordo com o Ministério da Economia, o número de companhias abertas no período é 1,9% maior do que o registrado no quadrimestre anterior, além de superar em 26,5% os números de 2020 em igual período. Este crescimento, junto ao aumento da influência da tecnologia, resulta em um mercado muito mais exigente e competitivo, determinando que as empresas estabeleçam maneiras de se consolidarem no mercado.

A qualidade no serviço ou no produto é um dos pilares fundamentais para se estabilizar no setor de atuação, ganhando a confiança e o reconhecimento dos clientes. O diretor executivo da Ghelere Transportes, Eduardo Ghelere, comenta que essa questão é primordial para driblar a competitividade logística presente no segmento de transporte e que foi a principal estratégia adotada na transportadora, presente há 40 anos no mercado, localizada em Cascavel, no interior do Paraná.

“Quando pensamos em qualidade, fica um pouco subjetivo. A nossa ideia na empresa foi definir de maneira objetiva o que nós conseguíamos entregar e focar nestes itens, como avaria zero, monitoramento 100% eficiente e zero no-show”, explica Ghelere.

Portanto, os gestores são capazes de perceber a importância de posicionarem sua marca fortemente, com o intuito de vencer a concorrência, e com isso compartilhar os principais valores endossados pela companhia. “A transparência com todos é um fator fundamental para consolidar qualquer negócio no mercado, seja com os colaboradores, com os fornecedores ou com os bancos. Todo mundo tem problemas, e talvez, ao apresentá-los, pode ser que lhe ajudem a solucionar a questão mais rapidamente”, aponta.

Mesmo após conquistar a fidelidade dos clientes e a marca ganhar reconhecimento, Eduardo Ghelere ressalta que é preciso continuar inovando. “Para sair do mercado é bem mais rápido do que para conquistar: basta achar que é grande o suficiente, que a soberba já lhe coloca na realidade. O mercado não aceita que você fique parado. Temos que continuar atentos ao que é demandado e às tendências que são apresentadas”, explica Ghelere.

Para ganhar espaço no mercado, é importante entender os seus pontos fortes e fracos, assim como os seus diferenciais, a fim de conversar de forma clara com o público de interesse. “É fundamental uma equipe estar preparada para o desafio, para as oscilações e dificuldades. Um time que segue em frente e enfrenta adversidades auxilia a construir as raízes de uma empresa forte no mercado”, afirma o empresário.

“Buscamos inovações em tudo que fazemos e sempre nos consideramos uma empresa de solução logística. Portanto, solucionar a dor do cliente é o que nos mantém no mercado”, completa.

Por: Redação